terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prefeitura determina interdição do Center Norte em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo determinou nesta terça-feira a interrupção de todas as atividades do Shopping Center Norte, na zona norte da capital, em até 72h - como antecipou ontem com exclusividade o Poder Online do iG. Além da ordem de interdição, técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estiveram no shopping e aplicaram um auto de multa no valor de R$ 2 milhões pelo não atendimento às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Os técnicos também entregaram um termo de suspensão total das atividades do Center Norte, dos estacionamentos locais, do Carrefour e do Lar Center. Segundo a prefeitura, o shopping agora entrou em uma lista de "Áreas Contaminadas Críticas" da Cetesb, devido ao vazamento de gás metano no terreno.

Segundo a prefeitura, essa medida é válida por tempo indeterminado, até que o estabelecimento comprove que as exigências da Cetesb estão sendo implementadas. O prazo para apresentar projeto é de 30 dias. Fiscais da Subprefeitura da Vila Maria, que acompanharam a fiscalização, serão responsáveis pela verificação do cumprimento do termo de suspensão total das atividades.

Procurada pela reportagem, às 12h30, a assessoria do Center Norte informou que não tinha uma posição da administração do estabalecimento sobre "uma possível interdição".

Vistorias
Na última quinta-feira (22), técnicos da Cetesb constataram que o shopping não havia instalado o sistema de extração de gases conforme exigiu o órgão. A medida afastaria o risco potencial de explosão na área do empreendimento. Devido ao não cumprimento do pedido, ficou mantida a aplicação de multa diária de R$ 17.450. O estabelecimento, construído em 1984 sobre um antigo lixão, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas por causa do risco de explosão. 

Fonte: ig.com.br/ultimosegundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário