terça-feira, 9 de setembro de 2014

Estamos ou não à beira de um Despotismo??



Ultimamente tenho lido e ouvido algumas situações nebulosas envolvendo o Governo Federal e não se trata de desvio de verbas, compra de votos ou apadrinhamento político de empresas públicas. Não, nada disso!! É tão ruim quanto ou até mesmo pior. Explico. 
 
Há pouco menos de 02 (dois) meses um fato, “inusitado” ocorreu no coração do Poder do Brasil. Uma pessoa, utilizou a rede da internet do Palácio do Planalto para alterar o perfil de jornalistas na internet. A alteração foi feita pelo IP 189.9.20.51, que corresponde a um computador da rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Nesse caso, o curioso foi que anteriormente o perfil da jornalista Míriam Leitão também já tinha sido alterado a partir de computadores do governo. Conforme o jornal O Globo revelou, em maio do ano passado a rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para alterar os verbetes de Míriam e do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, acrescentando críticas aos dois na Wikipédia.

Outro fato “curioso” foi a criação de uma lista nominal contendo o nome de alguns jornalistas que cometeram o grande crime de discordar do governo.  Em artigo publicado no site do PT, Alberto Cantalice, vice-presidente do partido, fez uma relação de jornalistas que fomentariam o ódio como instrumento de sua luta política. Vejam quem são os jornalistas: Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira. Estas pessoas, por discordarem dos métodos e fórmulas utilizadas pelo Governo, são citados como "agentes de estímulo de setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira".

Há pouco menos de 02(dois) meses 04 (quatro) isso mesmo, 04(quatro) profissionais do mercado financeiro foram demitidos de uma instituição financeira internacional por, simplesmente, terem enviado a seus correntistas, isso mesmo, aos correntistas daquela instituição uma análise financeira sobre a manutenção do atual Governo no Poder. A providência (demissão) foi solicitada, pasmem, pelo ex Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. 

O ápice da censura governamental ocorreu esta semana, quando, ouvi e li que o Banco Central apresentou uma queixa-crime em desfavor do economista Alexandre Schwartsman. O motivo: a acidez, a dureza de suas análises e a opinião técnica – de quem tem conhecimento sobre o assunto – até porque por lá já passou. 

Nesse caso específico a juíza federal, Adriana Delboni Taricco, decidiu rejeitar a queixa crime por entender que as criticas do economista “não ultrapassaram os limites do mero exercício de sua liberdade de expressão”. Mas o Procurador do Banco Central disse que vai recorrer da decisão. 

Estas atitudes por parte do Governo Federal são totalmente absurdas!!! Utilizar a máquina Governamental para reprimir, calar e desmoralizar profissionais é o fim da picada. O governo Federal, quando assim age RASGA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, em especial o artigo 220

Vejamos o que diz os artigos em comento:
 Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Diante de tais fatos, só me resta questionar: Estamos ou não à beira de um Despotismo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário