quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TESTAMENTO BIOLÓGICO

TESTAMENTO BIOLÓGICO
 
Surgiu em Israel uma nova modalidade de testamento. Isso mesmo, um testamento novo, revolucionário e futurista, trata-se do Testamento Biológico.
 
Este testamento não pode ser confundido, nem de longe, com o Testamento Vital, que também é uma moderna forma de testamento, onde a pessoa, na normalidade de suas faculdades mentais, dispõe de como deverá ser tratado no caso de ser acometido por alguma doença terminal, em que necessite internação em UTI e/ou fique com perdimento de suas faculdades mentais, como, por exemplo, no caso de ficar em estado vegetativo.  
Para saber um pouco mais sobre esta modalidade de testamento, acesse (http://alessandrobartoloadv.blogspot.com.br/2011/09/testamento-vital.html)
 
O Testamento Biológico é um documento escrito, formalizado perante testemunhas onde o testador declara sua vontade de ser pai ou mãe após a morte, com um detalhe único, os pais do testador é que escolherão quem será o pais ou a mãe de seus netos, ou seja, a concepção e o nascimento de bebês a partir de óvulos ou de sêmen deixados como "herança" por pais já mortos.
 
A idéia do testamento biológico é de autoria da advogada israelense Irit Rosenblum, diretora da ONG Nova Família.
 
Em entrevista à BBC Brasil, a advogada contou que a ideia surgiu em 1998, quando conversou com um ex-soldado que havia perdido a fertilidade durante o serviço militar. Aos 20 anos, o jovem foi informado que não poderia mais ser pai e foi conversar com Rosenblum para averiguar outras maneiras de constituir uma família.
 
"Durante a conversa com aquele moço me veio a idéia. Hoje em dia, nós, humanos, temos meios tecnológicos para dar continuidade à vida, apesar das doenças e mesmo apesar da morte. Homens podem congelar sêmen, mulheres podem congelar óvulos. O que faltava era um instrumento legal que possibilitasse que os herdeiros utilizassem esse material genético. Isso é justamente o que chamamos de testamento biológico".
 
 
Como toda e qualquer idéia nova, revolucionária e futurista, esta também já gerou a sua polêmica. E essa polêmica criada pela promotoria de Israel é a de que com a adoção do procedimento, a criança já nasceria órfã.
 
De acordo com a advogada, a ONG Nova Familia já possui "o primeiro banco de testamentos biológicos no mundo", que integra cerca de mil pedidos.
 
Muitos serão os caminhos a serem percorridos pelos envolvidos, seja em Israel ou aqui no Brasil.
 
Portanto, nossos legisladores, bem como nossos juristas e magistrados, além dos advogados têm o dever de se atualizar com o que há de mais novo em todas as áreas, em especial na Biotecnologia e no Biodireito, principalmente porque, será nesta última área que se travarão os principais embates jurídicos dessa era. E, esses embates jurídicos serão multidisciplinares - envolverão direito constitucional (direito a família), direito de família (direito sucessório), direito civil (contratos, responsabilidade civil, reparação por danos,) sem falar na bioética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário